Anúncios

Pesquisar este blog

A Coleção

Bola Pro Mato


A coleção Bola Pro Mato, que leva o mesmo nome que esse blog, virou uma terapia para minha vida. Cada vez que estou fazendo alguma coisa na coleção é um momento em que me desligo do mundo, mas não pense que manter uma coleção dessas não dá trabalho, dá sim, e muito.

Hoje (dia 29/09/2014) tenho 6.810 botões e 696 goleiros, de diversos tamanhos, modelos e épocas, distribuídos em 662 elencos (clubes, seleções, times fictícios...).

Estão todos organizados por um cadastro, com o dia que adquiri cada um dos botões, a marca, o modelo, cor, dimensões (altura, diâmetro e bainha) e diversas outras informações, como por exemplo as datas de transferência entre times de cada um dos botões, quando troco o time de um botão,  indicando o período que cada botão ficou em cada um dos times da coleção que ele passou. Até pouco tempo, quando fazia campeonatos sozinho, existia até janela de transferência na coleção, kk.

Ainda tenho comigo todos os botões que até então entraram na minha coleção, por isso sempre recuso troca ou proposta de compra de algum dos botões.
Desenhei, imprimi, recortei e colei cada um dos adesivos dos botões da coleção, e continuo fazendo o mesmo para todos os novos times da coleção.

Cada um dos elencos estão organizados em diferentes porta-botões (vulgo ônibus) ou caixas/maletas de mdf Para botões ditos "oficiais", com tamanho compatível de utilização para regra oficiais utilizo maletas e ônibus. Já para os "não oficiais", que chamo de "colecionáveis", uso caixinhas de mdf com a identificação do nome do time, o escudo, a bandeira do país (e no caso do Brasil também a bandeira do estado).

As caixinhas dos times são de dois tamanhos diferentes, 6x6 cm e 10x10cm, o tamanho maior uso apenas para os times do Top 54 (que era Top50, mas depois acabou virando 54) onde selecionei até então os 54 melhores elencos de clubes da minha coleção.
A escolha desses times levou em consideração principalmente o seguinte critério:
Obrigatoriamente apenas times brasileiros.

Sou fã do futebol nacional, por mais crise que possa existir, a bagunça que é, mesmo com todos os seus defeitos, o Campeonato Brasileiro junto com estaduais são a paixão do brasileiro que gosta de futebol.
Eu não poderia fazer da minha coleção um espelho da vida real nos elencos dos times. Acho muito mais banaca olhar pro time do Bangu, Olaria, Ituano e ver que é melhor do Barcelona, chega a ser engraçado...

E para os curiosos de plantão estou listando os nomes dos 54 times do Top54:

BAHIA, VITÓRIA,

CEARÁ, FORTALEZA,

BRASILIENSE,

ATLÉTICO GO, GOIAS,

AMÉRICA MG, ATLÉTICO MG, BOA, CRUZEIRO, IPATINGA (BETIM), TUPI, UBERLÂNDIA,

PAYSANDU,

NÁUTICO, SANTA CRUZ, SPORT,

ATLÉTICO PR, CORITIBA, PARANÁ,

BANGU, BOTAFOGO, CABOFRIENSE, DUQUE DE CAXIAS, FLAMENGO, FLUMINENSE,
FRIBURGUENSE, MADUREIRA, NOVA IGUAÇU, OLARIA, VASCO, VOLTA REDONDA,

AMÉRICA RN,

GRÊMIO, INTERNACIONAL, JUVENTUDE,

AVAÍ, CHAPECOENSE, CRICIÚMA, FIGUEIRENSE,

BRAGANTINO, CORINTHIANS, GRÊMIO BARUERI, GUARANI, ITUANO, PALMEIRAS, PAULISTA, PONTE PRETA, PORTUGUESA, SANTO ANDRÉ, SANTOS, SÃO CAETANO,
SÃO PAULO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa Google